Projeto para promover alfabetização de alunos dos Anos Iniciais é o grande vencedor do HackaTchê 2024

Equipe Alphabetizando, de Carlos Barbosa, apresentou o pitch final na tarde desta quinta-feira (21) no South Summit Brazil

21174953 2123398 GDO
Equipes subiram ao palco para foto oficial com autoridades e jurados - Foto: Gustavo Peres
Por Diego da Costa

Em segundo lugar, a equipe Patrulink Business, da Escola Estadual Patrulhense, de Santo Antônio da Patrulha, foi destaque com o projeto que tem foco no cadastro de empresas para promover maior aproximação delas com as escolas e para que possam escolher os jovens aprendizes para futuras vagas. Os alunos terão a oportunidade de ir até São Paulo conhecer a sede da Google e ficar por dentro das inovações tecnológicas utilizadas pela empresa.

Em terceiro lugar ficou a equipe Mercado Próximo, cujo projeto é voltado para criação de um site destinado ao mercado online para cooperativas da região de Pareci Novo. Eles garantiram a vaga para se apresentarem novamente no South Summit Gramado, que ocorre entre os dias 10 e 12 de abril.
A grande final ocorreu com a apresentação das equipes em um pitch final em que cada uma delas tinha três minutos para mostrarem os seus trabalhos.

“Nós queremos exatamente esta grande expansão da maratona HackaTchê, gerando mobilização da comunidade escolar e proporcionando interação de nossos alunos e professores sobre temas fundamentais como inovação e tecnologia. Além disso, eu quero salientar que esta competição é muito mais que este momento final no South Summit, o HackaTchê é uma oportunidade para estes jovens se conectem a este ecossistema e possam viabilizar seu empreendorismo, sua criatividade e seus talentos no mercado de trabalho. Isso, por si só, é um grande aprendizado”, destaca o governador do Estado, Eduardo Leite.

O vice-governador do Estado, Gabriel Souza, valoriza a presença das escolas estaduais no South Summit Brazil.

“Este é um evento global, de grande relevância mundial que reúne investidores e empresários que podem, sim, apostar no trabalho destes estudantes e viabilizar o desenvolvimento destes empreendimentos que contribuem diretamente na melhoria das demandas a sociedade. Parabéns a todos”, ressalta.

A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, agradece às entidades parceiras envolvidas na realização da terceira edição do HackaTchê.

“Quero agradecer ao Grupo Gerdau, ao Instituto Unibanco, à Secretaria de Cultura e a todos os demais parceiros. Também quero enaltecer a todos os participantes inscritos nesta competição que cresce a cada ano e visa projetar os estudantes da Rede Estadual para o mundo. Muito obrigada”, afirma.

HackaTchê 2024

A iniciativa, que chegou na sua terceira edição em 2024, tem o intuito de fomentar projetos inovadores ao conectar os alunos e demais membros da Rede Estadual ao ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul, promovendo um ambiente de criação e compartilhamento de ideias voltadas para a melhoria do dia a dia das comunidades escolares.

De forma inédita, o HackaTchê 2024 contou com duas categorias: a HackaTchê Business para os estudantes do Ensino Médio e a Robotics para os estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental.

Confira o pódio completo:

Equipe AlphaBetizando
Estudantes: Eduarda Merlini, Bruna Bocchi Portella e Heloísa Salvi
Professora: Luciana Dai Pra Penteado

PatruLink Business
Estudantes: Vanessa da Silva Ribeiro, Afonso Marques Silveira e Nicole Gonsalves Nunes
Professora: Tatiana Correa de Andrade

Mercado Próximo